HISTÓRIA DA FENDER - CAPÍTULO 2

By Beto Laureano - 20:27


A GUITARRA QUE MUDOU O MUNDO

No final dos anos 40 Leo Fender viu a necessidade de desenvolver uma geração completamente nova de guitarra elétrica. Ele estava intimamente familiarizado com as exigências dos músicos profissionais a quem servia e sabia que as tradicionais guitarras acústicas com archtop e captadores acoplados que a maioria dos músicos de country e de bandas dançantes estavam usando não eram os instrumentos certos para este tipo de música.


Os problemas que aconteciam com estes instrumentos mantiveram muitos guitarristas nos fundos dos palcos enquanto os cantores, as rabecas e as guitarras de colo estavam nos holofotes.
Claro que, estas mesmas guitarras elétricas hollowbody tinham sido uma revelação um pouco mais de uma década antes, permitindo que os guitarristas pudessem ser ouvidos em meio a uma big band, porém, estas guitarras não tinham uma sonoridade expressiva, eram propensas a feedback, e não maximizavam o potencial da amplificação disponível.

Detalhes do Projeto de uma telecaster

Leo Fender concebeu um plano para uma guitarra elétrica de corpo sólido que, da maneira como ele via, deveria satisfazer uma série de critérios de desempenho. Ela devia ter um som brilhante com bastante ataque e sustain; ser resistente ao feedback; ser relativamente simples e econômica de se fabricar, e deveria ter uma manutenção simples para que o próprio músico pudesse fazer na estrada. 

Uma antiga Fender Esquire que viria depois a se tornar a Telecaster

Para atingir estes objetivos, fender redesenhou totalmente o projeto do que era guitarra em si até aquele momento. O instrumento que conhecemos hoje como a Telecaster - chamado originalmente de Esquire, depois de Broadcaster - viveu de forma tão intensa e com sucesso que permaneceu como um ícone do rock, pop e country music por mais de 60 anos.

Keith Richards dos Rolling Stones usuário fiel da Telecaster

O som fanhoso, cheio e bem definido do captador single-coil da ponte da Telecaster praticamente definiu o som da guitarra solo na country music, enquanto  a incrível simplicidade e o braço confortável e rápido da guitarra fez com que ela se mantivesse atrativa e sendo usada por um campo muito diverso de instrumentistas. Como vocês podem perceber nos dois vídeos abaixo o som da Telecaster é realmente atemporal.




A Telecaster não foi a primeira guitarra de corpo sólido a ser lançada no mercado, Rickenbacker e a Bigsby haviam desenvolvido guitarras com essa característica alguns anos antes, mas eles as haviam feito em edições limitadas. O esforço bem sucedido de Leo Fender em inovação fez dela a primeira guitarra de corpo sólido produzida em massa. Muitos comerciantes de instrumentos musicais não levaram muita fé na Telecaster no começo e faziam piadas com a guitarra chamando-a de “prancha” ou “remo de canoa” – mas apesar da desconfiança dos lojistas a telecaster estava vendendo bem de qualquer forma.

Configuração clássica da Telecaster

No começo de 1951, a Fender trocou o nome da guitarra de Broadcaster após a Gretsch ter se oposto legalmente ao uso do nome uma vez que era muito similar a linha de baterias já conhecidas como “Broadkaster”. Por alguns meses o modelo da Fender foi conhecido como “Nocaster” até que o nome Telecaster apareceu nos headstocks nos primeiros meses de 1951. O nome Esquire que no começo serviu tanto para designar os modelos com um e o modelo com dois captadores hoje em dia é usado como nome do modelo que tem um captador na ponte somente.

Exemplo de Fender Esquire

O modelo Esquire não tem nenhuma relação com a linha Squier da Fender, uma sub marca de propriedade da Fender que produz modelos clássicos da empresa americana com custos mais acessíveis. Ao longo dos anos a Telecaster sofreu diversas modificações e ganhando novas características apesar de nunca ter tido nenhuma modificação no seu design fundamental. Dentre as modificações e experimentações feitas estão diferentes tipos de madeiras tanto no corpo quanto no braço, diferentes tipos de captação como humbucker, modelos signature de diversos artistas, além de modificações na parte elétrica como o inovador sistema S1 da Fender incluído em diversos modelos.   

Exemplo de diversas variações da Telecaster

Uma coisa que é certa de se dizer sobre o modelo Telecaster da fender é que depois de mais de 60 anos de história este instrumento ultrapassou barreira da ferramenta do artista. É um modelo de guitarra que por si só se transformou num objeto de arte, num objeto de desejo, uma parte importante da história da música e um verdadeiro ícone.


  • Compartilhe:

Você pode curtir também

0 comentários